6 - Identificação de valores na árvore de decisão

Estabelecida a estrutura seqüencial do problema, por meio da árvore de decisão, o próximo passo é o de atribuir as probabilidades aos estados de natureza e identificar os resultados financeiros de várias decisões possíveis.

Hipoteticamente, a empresa opera com: a probabilidade de crescimento das vendas no mercado interno, de 50%; e a probabilidade de manutenção da atual situação, ou recessão de 50%. Logo há probabilidade de ocorrência de E1, de 50% e a de E2, 50%. Na avaliação da empresa, ainda, há somente 40% de probabilidade de a perda de participação de mercado ser recuperável rapidamente, sem custos adicionais relevantes (E3). A recuperação mais lenta e onerosa à empresa (E4) tem 60% de chance de ocorrer, segundo projeção da área mercadológica.

Assim, a empresa definiu os seguintes fluxos operacionais de caixa:

  • Mercado interno atual, recessivo: $100/ano
  • Mercado interno caso, a economia volte a crescer: $160/ano
  • Se a empresa assinar o contrato de exportação, porém, o mercado interno continuar em contração: $140/ano
  • Caso haja recuperação na economia interna, os dois mercados fornecem: $200/ano

A empresa prevê o custo adicional de $50/ano se a recuperação for lenta e dispendiosa em sua participação nas vendas de mercado. A redução dos fluxos de caixa decorrentes do aumento de custos, pela contratação adicional de serviços de terceiros - conforme estabelecido na alternativa D4 - é estimada em $35/ano. Em outros termos, o custo equivalente anual da decisão de efetuar novos investimentos produtivos está dimensionado em $25/ano.



Copyright © 2010 AIEC.