Ouvir com atenção o que o emissor transmite é fundamental para uma boa comunicação. Em negociações, é comum as partes avaliarem que já sabem o que o outro vai dizer, e isso se reflete muitas vezes em interrupções ao emissor da mensagem. Esse é um tipo de “ruído” na comunicação que precisa ser evitado, pois muitas vezes esse tipo de atitude gera conflitos.

Entretanto, não basta ouvir. Para que a comunicação seja adequada, é preciso que as partes envolvidas na negociação estejam sinceramente dispostas a tentar compreender o que é dito pelo outro. Resistências a novas ideias e informações podem também ocasionar divergências.

Entre todas as possíveis falhas de comunicação, provavelmente a mais comum relaciona-se a divergências de linguagem. Isto é, muitas vezes a linguagem do emissor difere da linguagem do receptor, o que dificulta em muito o entendimento. Nas negociações, a atenção com a linguagem é fundamental e os administradores precisam manter-se atentos para este aspecto, pois ele pode determinar o sucesso ou o fracasso de um processo negocial.



Copyright © 2010 AIEC.