Resumo das abordagens dos estilos de negociação apresentadas por Martinelli e Almeida (1998)

MODELOS
TIPOS DE ESTILOS
DESCRIÇÃO

1. MODELO DE JUNG

 a) Restritivo
Baseia-se na consideração de que os negociadores só chegam a acordo se forem forçados. A outra parte, assim como na visão do “negociador duro”, é adversário a ser derrotado.
 b) Ardiloso Suposição de que os negociadores devem ser evitados ou mantidos a distância, pois eles devem ser evitados ou deixados longe. O objetivo dominante é sobreviver à negociação.
 c) Amigável Suposição de que os negociadores são em geral cooperativos e até simpáticos. Aproxima-se do estilo de “negociador suave”, pois o objetivo é o de manter os relacionamentos.
 d) Confrontador Baseia-se na consideração de que os negociadores procuram a equidade. A opinião prevalente é a de que as pessoas vão colaborar e não obstruir. O objetivo é a obtenção do melhor acordo global nas condições dadas pela situação.

2. CLASSIFICAÇÃO DE GOTTSCHALK

 a) Estilo duro
Tem como características principais ser dominante, agressivo e orientado para o poder.
 b) Estilo  caloroso É apoiador, compreensivo, colaborador e muito orientado para as pessoas.
 c) Estilo dos  números Estilo analítico, conservador, reservado e orientado para as questões. Aproxima-se do estilo “analítico” na classificação de Costacurta Junqueira.
 d) Estilo  negociador Apresenta como características principais a flexibilidade, o compromisso, a integração e a orientação para resultados.

3. QUATRO ESTILOS LIFO

 a) Dá e apoia Tem uma orientação receptiva, voltada para expectativa de altos padrões de desempenho nas situações do trabalho. Tende a conceder demais e quase sempre não sabe dizer “não”.
 b)Toma e  controla De orientação exploradora, voltada para objetivos e metas a serem alcançados. Portanto, é voltado a fazer com que as coisas efetivamente aconteçam e não aguarda que elas aconteçam por si sós.
 c) Mantém e  conserva Corresponde a uma orientação acumuladora, tendo ritmo de trabalho mais lento, preocupando-se excessivamente com a qualidade do trabalho a ser executado. Procura preservar cuidadosamente o que já conseguiu construir.
 d) Adapta e  negocia Possui orientação para trocas. Tem grande facilidade em colocar-se no lugar do outro. Em regra geral, adota os referenciais do grupo como fator que norteia seu comportamento. Dá grande valor à convivência saudável com as pessoas.


Copyright © 2010 AIEC.