A negociação é área em que muito se valoriza o exercício da criatividade. Muitas vezes a satisfação dos interesses e das necessidades de ambas as partes só é possível por meio de soluções criativas. A demanda por criatividade, nas negociações, se acentua, pois o cenário empresarial atual recompensa as atitudes inovadoras, em alguns casos, chega a penalizar as atitudes conservadoras. A solução criativa pode, muitas vezes, resolver impasses.

O uso da criatividade em situações negociais pode seguir duas vertentes muito importantes:


  • Solução de problemas, os negociadores recebem estímulo para serem criativos, porque, em geral, há impasse que configura situação de desarmonia.
  • Descoberta de oportunidades, a ação criativa não é decorrência natural, pois revelar circunstâncias oportunas é ser criativo em situações harmônicas.

Sucede que as situações harmônicas são convite ao conservadorismo, às ortodoxias. Exemplo.

Portanto, em negociação, há circunstâncias mais estimulantes à mudança e outras menos estimulantes. Exercer a criatividade nas situações que tendem à acomodação é um grande desafio. Ocorre que muitos negociadores têm medo dos processos de descongelamento ou, em outras palavras, temem sair de suas posições durante o processo negocial.



Copyright © 2010 AIEC.