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foi visto, existem muitas técnicas que facilitam o processo de geração
de ideias. Quando as partes têm em mente as necessidades e
não apenas as suas posições, a geração
de ideias fica muito facilitada. Mas é preciso que os negociadores
estejam conscientes de que a procura de ideias deve ser um processo
sistemático e não aleatório.
Ser criativo não significa necessariamente ter
grandes ideias que gerem muita riqueza. Todas as pessoas são criativas
em maior ou menor grau. Para Abraham
Maslow, “O homem criativo não é o homem comum
ao qual se acrescentou algo; é o homem comum do qual nada se tirou”,
pois o autor considera que a criatividade é característica
da espécie humana. Para quem busca desenvolver o seu potencial
criativo – especialmente no caso dos negociadores –, um primeiro
passo é manter sempre em mente a ideia de que não existe
só uma resposta certa ou só uma solução ideal.
O grande segredo das pessoas criativas é a ousadia que elas têm
de mexer em estruturas já estabelecidas.
Nos tempos atuais, não basta “se adaptar” às
mudanças. É preciso desenvolver a capacidade de prevê-las
e agir rapidamente. A tecnologia da informação e a globalização
estão transformando tudo, obrigando os executivos a mudar. Assim,
muitos optam por processos negociais realizados sob novas bases e premissas.
Uma dessas premissas é a de que soluções melhores
podem ser sempre geradas e que uma negociação só
é bem-sucedida quando consegue atender às necessidades de
todas as partes envolvidas.
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