Como foi visto, existem muitas técnicas que facilitam o processo de geração de ideias. Quando as partes têm em mente as necessidades e não apenas as suas posições, a geração de ideias fica muito facilitada. Mas é preciso que os negociadores estejam conscientes de que a procura de ideias deve ser um processo sistemático e não aleatório.

Ser criativo não significa necessariamente ter grandes ideias que gerem muita riqueza. Todas as pessoas são criativas em maior ou menor grau. Para Abraham Maslow, “O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescentou algo; é o homem comum do qual nada se tirou”, pois o autor considera que a criatividade é característica da espécie humana. Para quem busca desenvolver o seu potencial criativo – especialmente no caso dos negociadores –, um primeiro passo é manter sempre em mente a ideia de que não existe só uma resposta certa ou só uma solução ideal. O grande segredo das pessoas criativas é a ousadia que elas têm de mexer em estruturas já estabelecidas.

Nos tempos atuais, não basta “se adaptar” às mudanças. É preciso desenvolver a capacidade de prevê-las e agir rapidamente. A tecnologia da informação e a globalização estão transformando tudo, obrigando os executivos a mudar. Assim, muitos optam por processos negociais realizados sob novas bases e premissas. Uma dessas premissas é a de que soluções melhores podem ser sempre geradas e que uma negociação só é bem-sucedida quando consegue atender às necessidades de todas as partes envolvidas.



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