A
criatividade é um processo. O negociador tem ideias, desenvolve-as
e cria valor com base nelas. Esse processo descreve aquilo que ocorre
não somente em negociações, mas em diversas situações
do cotidiano das pessoas e das instituições. A criatividade,
em muitos casos, é a condição para se estabelecer
a estratégia ganha-ganha e para construir relações
duradouras. O box a seguir ilustra exemplo de como uma ideia
simples pode fazer muita diferença em algumas circunstâncias.
Uma ideia simples pode fazer diferença!
Quando
a NASA começou a enviar astronautas ao espaço, rapidamente
verificou que as canetas esferográficas não funcionavam
em condições de gravidade zero. Para combater esse
problema, os cientistas da NASA realizaram estudos orçados
em milhões de dólares e durante uma década
desenvolveram uma caneta especial, capaz de escrever em gravidade
zero, debaixo de água, em praticamente todas as superfícies
incluindo vidro e temperaturas que vão dos 20 graus negativos
aos 180 graus centígrados. Até que um dia alguém
perguntou: não seria melhor utilizar lápis?
|
|