Resumo

Muitas vezes, uma ideia simples e criativa pode ser a solução de um impasse e a garantia de um acordo que atenda a todas as partes envolvidas no processo. A criatividade está intimamente relacionada ao fenômeno da mudança. Para serem criativas, as pessoas precisam “sair da zona de conforto”. Criatividade significa desafio.

A criatividade pode seguir duas vertentes: solução de problemas e descoberta de oportunidades, ambas muito importantes para as negociações. A sensibilidade, a criatividade e a observação são a chave de negociação bem-sucedida. E essas três habilidades podem ser desenvolvidas.

Na verdade, não basta “querer ser criativo” durante o processo negocial. Algumas técnicas ajudam a desenvolver o processo criativo. Neste módulo estudamos algumas delas (Brainstorming, Associações não-lógicas, Respostas engatilhadas, Zoom-out ou “visão de consultor”, Olhar para frente). Na verdade, é preciso que os negociadores estejam conscientes que a procura de ideias deve ser um processo sistemático e não aleatório.

Portanto, como a criatividade é processo que pode ser aperfeiçoado, os negociadores profissionais precisam investir muito em seu desenvolvimento. O negociador tem ideias, desenvolve-as e cria valor com base nelas. Esse processo descreve aquilo que ocorre não somente em negociações, mas em diversas situações do cotidiano das pessoas e das instituições. No mundo em permanente mudança, onde é preciso cada vez ser eficiente, a criatividade é, sem dúvida, uma das chaves para o sucesso profissional.



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