Arruda et al. (2001) avaliam que a ética empresarial é um processo que envolve três dimensões: teoria, semântica e prática. Em outras palavras, no âmbito das organizações, as pessoas pensam sobre ética, falam sobre ética e agem eticamente num ciclo em que cada uma dessas dimensões pode influenciar as demais. Pensar esse processo como um ciclo é importante. O que era considerado como atitude ética no passado não necessariamente será considerada postura ética no futuro. Em seu livro, os autores apresentam uma figura que ilustra as referidas dimensões.
Quando se fala em uma empresa atuar eticamente, isso significa agir de acordo com os preceitos éticos, não só em relação aos clientes e à sociedade, mas também em relação aos colaboradores, fornecedores, acionistas, governo e concorrentes. Verdadeiramente, implica atitude ética em todos os processos negociais dos quais a empresa participa, sejam eles comerciais, trabalhistas ou sociais. Da mesma forma, uma pessoa só pode ser considerada “ética” se suas atitudes e comportamentos forem coerentes. Ser ético, em certas circunstâncias e não ser em outras, não é “ser ético”. |
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