O que está levando a esse aumento das preocupações com as questões éticas no mundo dos negócios? Há diversas razões que colaboram para ampliar a atenção devotada à ética. É o que mostra o quadro a seguir.


1) O reconhecimento de que há atitudes reprovadas pelas normas morais e permitidas pelo direito, enquanto outras, condenadas pelo direito, não o são pela moral.

2) A incoerência entre os valores do ambiente e os valores de determinadas organizações ou negociadores.

3) O reconhecimento de que o Estado sozinho tem dificuldades para promover a justiça social e para fazer com que os indivíduos e os grupos ajam de acordo com preceitos éticos.

4) As exigências maiores de responsabilidade social e econômica por parte da sociedade.

5) A percepção de que o desenvolvimento das organizações está diretamente relacionado ao trabalho de seus colaboradores e de que as pessoas querem trabalhar em organizações que sejam éticas.

6) A negociação flui melhor quando a atitude ética está comprovada. As partes envolvidas sabem que não há interesses escusos na transação e por isso interagem com maior transparência e eficiência.

7) Os escândalos nacionais e internacionais e prejuízos causados por empresas que falsearam dados ou esconderam problemas de seus fornecedores, clientes e acionistas.

8) A interdependência cada vez maior entre as pessoas e entre as empresas, o que faz com que todos precisem negociar constantemente.

9) A percepção maior de que os aumentos de produtividade estão condicionados à elevação da qualidade de vida organizacional.

10) O aumento de rentabilidade que a obediência a uma conduta ética pode gerar para as organizações e para os negociadores.

De fato, a preocupação com as questões éticas tem várias causas e há tendência de que, a cada dia, a transparência, a honestidade e a integridade venham a ser mais valorizadas pelas sociedades, de um modo geral.

Estudo realizado, em 1990, pela Harvard Business School mostrou que as táticas de negociação questionáveis variam de simples blefes ao suborno. Os negociadores precisam tomar cuidado para não adotarem atitudes e comportamentos que possam vir a ser questionados. Por um lado, são as pessoas que agem com ou sem ética e cada profissional deve atuar com consciência, seja qual for a situação. Por outro, as empresas podem adotar ações preventivas como a criação de padrões éticos que sejam incorporados à cultura corporativa.

Quando as empresas estabelecem padrão de excelência e de compromisso com a ética, elas são mais reconhecidas, elevam o moral da equipe interna e, em muitos casos, aumentam a sua rentabilidade. E o mais importante é as empresas que atuam de maneira ética ajudam a construir novo padrão de relações no mercado, no qual a honestidade e a sinceridade prevalecem e as empresas e os seres humanos que nelas trabalham constroem sólidas relações.



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