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- O papel do administrador nas organizações
As organizações são dirigidas por administradores profissionais. Essa é a terceira característica básica da burocracia. Quais são os traços que distinguem o administrador profissional, figura que ganhou especial relevo na sociedade moderna?
1. Especialista - O administrador profissional, antes de qualquer coisa, é um especialista. As burocracias são sistemas sociais, geralmente de grandes dimensões, nos quais o uso do conhecimento especializado é essencial para o funcionamento eficiente. Especialistas devem ter diploma e/ou experiência para ocupar o cargo. Ao serem escolhidos, devem apresentar curriculum vitae, títulos e são, geralmente, submetidos a testes. Seus conhecimentos não devem limitar-se à sua especialidade. Participando de um sistema pródigo em normas, diretrizes e rotinas, eles devem conhecê-las perfeitamente. Às vezes, é no conhecimento dessas normas que consiste sua especialização, quando se trata de administradores de baixo nível. Em relação aos administradores de topo, sua especialidade é simplesmente a de administrar. 2. A relação com o cargo - O administrador profissional tem em seu cargo sua única ou, pelo menos, a principal atividade. Ele não é administrador por acidente, subsidiariamente, como o eram os nobres dentro da administração palaciana, ou como ainda o são os conselheiros e mesmo os diretores de um clube esportivo. O cargo não é honraria, embora possa envolver prestígio: é um meio de vida. É geralmente a principal fonte de renda e dele derivam fundamentalmente prestígio e posição social. |
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