| Na realidade, podemos dizer que o Brasil, em relação ao quadro evolutivo do marketing como disciplina, encontrou-se em posição de defasagem, se comparado com a realidade de nações capitalistas de países com estruturas consolidadas, até meados da década de 80. Como disciplina estratégica, vinculada à administração de empresas, passa a ter maior espaço somente na década de 60. Devido à conjuntura econômica e social nacional, o perfil de aumento de concorrência que caracteriza a década de 60 norte-americana – considerada como a década do “marketing do consumidor” –, foi observado em nosso país somente em meados da década de 70. Já a considerada década do “marketing de relacionamento”, visando a trabalhar de forma ainda mais estreita os princípios da segmentação de mercado, a partir da prática da segmentação da segmentação (trabalho com nichos), somente é exercida em sua plenitude em meados da década de 80. Da mesma forma, o marketing global, direcionado para o aumento da participação no mercado mundial, assumiu maior representatividade em nosso país somente ao final da década de 80. A era do marketing da intimidade e a era do marketing de integração articulam conceitos que visam a exceder às expectativas do consumidor e integrá-lo ao processo de criação do produto.
Atualmente, a segmentação de mercado é entendida, de forma geral, como a subdivisão de um mercado em subconjuntos distintos de clientes, em que qualquer subconjunto pode, concebivelmente, ser selecionado como um objetivo de mercado, para ser alcançado com um composto de marketing distinto. A segmentação abrange diferentes tipos de amplitudes de mercado: é possível trabalhar a estratégia mercadológica para o atendimento de mais de um cluster de mercado, considerando-se características comuns, ou apenas de um cluster. Para compreender seu mercado-alvo, é preciso criar padrões de segmentação de mercado; em outras palavras, estabelecer o perfil comum que representará o mercado pretendido e focar as ações mercadológicas ao seu atendimento. |
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