2 - Segmentação e Integração do Cliente no Processo Produtivo

Para que seja possível a integração do cliente ao processo produtivo organizacional, a empresa precisa, em primeiro lugar, conhecer muito bem o seu cliente existente ou o em potencial: para tanto, a segmentação de mercado apresenta-se como importante ferramental para a construção de estratégias mercadológicas que possibilitem a interação entre o comportamento e as expectativas de mercado e a necessidade de adaptação da estrutura interna para o alcance dos objetivos organizacionais.

Se o início do trabalho estruturado em marketing deu-se na década de 60, caracterizada pela ênfase no produto, a evolução da disciplina marca uma época cada vez mais caracterizada pela ênfase do mercado – no consumidor.

Ainda é comum encontrar em boas referências bibliográficas frases como:


“(...) a segmentação de mercado é o último recurso a ser utilizado quando verificada a necessidade de redução de mercado”.

ou


“(...) produtos que atuem em segmentos com grande amplitude não são passíveis da aplicação da técnica de segmentação de mercado”.

Contudo, a segmentação de mercado propõe a identificação de “segmentos comuns” para a elaboração de estratégias específicas de marketing.



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