3 - Aplicação da segmentação de mercados

O sucesso da estratégia de marketing está interligado com o conhecimento que a empresa tem da segmentação de mercado, atual ou pretendida. Entretanto, apesar da segmentação de mercado ser uma estratégia mercadológica eficaz, existem situações práticas as quais exigem cuidadosas análises para se decidir pela aplicação ou não dessa estratégia. Vejamos, agora, três situações que sugerem ações cuidadosas, a partir de dois pensamentos:


A segmentação de mercado é o último recurso a ser utilizado quando verificada a necessidade de redução de mercado”:

Todas as empresas, independentemente de seu tamanho, lidam com a questão da escassez de recursos e da necessidade de sua adequação para a formulação de estratégias de mercado. E recursos limitados requerem ações otimizadas para a obtenção de resultados maximizados. Uma forma possível de otimização de recursos é a aplicação de técnicas que permitam delimitar o espaço de atuação da empresa por intermédio da segmentação de mercado.

Por mais abrangente que seja a segmentação de mercado, pouquíssimos produtos podem abrir mão da segmentação de mercado em suas estratégias e planos de ação. Contudo, segmentar o mercado não significa abrir mão de consumidores com o perfil diferente do nicho definido pela empresa, mas ter consciência de que o nicho representa o padrão de consumidores para um determinado produto.



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