Resumo

O marketing, como disciplina estruturada, surgiu na década de 50 nos Estados Unidos. O primeiro sinal de evolução foi observado na década de 60 com o conceito de segmentação de mercado com a mudança da conjuntura econômica mundial, o surgimento de diversos players competindo por um mesmo setor levou a busca do atendimento de mercados com características específicas para otimizar a atuação.

É possível trabalhar a estratégia mercadológica para o atendimento de mais de um cluster de mercado, considerando-se características comuns, ou apenas de um.

Para compreender o mercado-alvo é preciso criar padrões de segmentação; em outras palavras, estabelecer o perfil comum que representará o mercado pretendido e focar as ações mercadológicas ao atendimento do mesmo.
Já a considerada década do “marketing de relacionamento”, visando trabalhar de forma ainda mais estreita os princípios da segmentação de mercado (nichos de mercado), é exercida em sua plenitude em meados da década de 80. Ao final da década, o marketing global, direcionado para o aumento da participação no mercado mundial, assumiu maior representatividade em nosso país.

Integração do Cliente no Processo Produtivo - é preciso conhecer o cliente existente ou potencial. Nesse sentido, a segmentação de mercado é importante instrumento para a construção de estratégias mercadológicas que possibilitem a interação entre o comportamento e as expectativas de mercado e a necessidade de adaptação da estrutura interna para o alcance dos objetivos organizacionais.

Integração x Interação - a integração do cliente ao processo produtivo da organização implica interação dos processos ao mercado, de forma a possibilitar a participação ativa dos clientes quanto à elaboração dos produtos e serviços. Para isso, o ponto de partida é o estabelecimento do perfil do mercado ao qual a empresa quer atender.

A aplicação da estratégia da segmentação de mercado precisa ser submetida à analise de situações porque, nem sempre, a sua aplicação deve ser a primeira opção da empresa. Quando existe a necessidade de redução de mercado, essa estratégia é o último recurso a ser utilizado. Quando os produtos atuam em segmentos de grande amplitude, a estratégia de segmentação de mercado pode não ser a mais indicada: o sucesso da estratégia de marketing depende do conhecimento da segmentação de mercado, atual ou pretendida, para o ajuste de atributos de produto, das estratégias de preço, da escolha dos melhores canais de distribuição e veículos promocionais para o bom desempenho das ações de marketing.



Copyright © 2010 AIEC.