No entanto, convém considerar que há limites na capacidade da organização para atingir múltiplos objetivos. Entre outros motivos, pode-se citar:

1. A perda de eficiência parece ocorrer, por exemplo, quando todas as organizações de uma categoria específica aceitam finalidades múltiplas. Em alguns campos — como a educação ou a medicina — que contam com agrupamento de atividades associadas, muitos especialistas preferem a combinação dessas atividades. Contudo, alguns especialistas dedicam toda a atenção a uma ou a outra e têm atuação marcantemente melhor numa área que na outra. Por essa razão, a eficiência parece aumentar quando existem organizações de finalidade única e múltipla na profissão a fim de permitir que os dois tipos de personalidade encontrem aplicação mais ajustada a suas capacidades e a suas necessidades psicológicas.

2. No interior de qualquer organização, os conflitos e a disputa de posições de poder são constantes. Nas organizações de finalidades múltiplas, alguns tipos de conflito são inevitáveis. Frequentemente, os diversos objetivos apresentam à organização exigências incompatíveis, o que pode gerar:

• Conflitos em relação à distribuição de meios, tempo e energia para cada objetivo. Por exemplo, o tratamento em um hospital pode ser alcançado da melhor maneira com o programa de admissões livres, aceitando todas as pessoas que precisam de tratamento. Por outro lado, o objetivo de uma pesquisa pode ser mais facilmente atingido, se for restringido o número de atendimentos ou especificado tipos de doenças pertinentes ao objeto de pesquisa. O estabelecimento de um conjunto de prioridades, que definem claramente a importância relativa dos diversos objetivos, reduz as consequências prejudiciais dos conflitos, embora não elimine o problema.

• Uma pluralidade de objetivos pode criar tensões no pessoal. Por exemplo, a pesquisa exige especialização e permite que o estudioso dedique tempo considerável à pesquisa de apenas um problema específico, muitas vezes aparentemente limitado. O ensino, ao contrário, exige amplitude de conhecimento.



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