1 - As organizações em xeque

No segundo semestre de 2003, a revista Exame publicou uma longa matéria sobre as novas relações humanas nas grandes organizações. Essa matéria nos dá um quadro trágico e pessimista dos resultados de novos modelos de gestão implementados nos últimos 30 anos que, em última instância, serviram muito mais para oprimir o trabalhador e diminuir sua qualidade de vida, do que a antiga promessa de felicidade.

Vale a pena discutir alguns dos casos apresentados. Segundo a matéria, o nível de insatisfação nos ambientes organizacionais chegou ao ponto que dois de cada três executivos pensam em mudar de emprego. É um problema imediato para milhares de pessoas e uma bomba-relógio para as empresas.

Algumas situações levantadas pela matéria:

  • Você se mata de trabalhar, e tem o mesmo tipo de resultado que fez o seu chefe subir ao posto em que ele está, mas não tem promoção.
  • Você enxerga uma oportunidade de mercado para a sua empresa, mas a matriz lá de fora não lhe dá autonomia para implementar o projeto.
  • Você cumpre todas as metas, mas isso só lhe garante metas ainda mais duras — e o seu salário está cada vez mais atrelado a elas.

Pois é, situações como essas se tornam cada vez mais corriqueiras no cotidiano corporativo, e levam grande número de executivos a se perguntar se ainda vale a pena trabalhar numa grande empresa.



Copyright © 2010 AIEC.