• Papel do Marketing Estratégico - o marketing estratégico tem o importante papel de interagir com a estrutura organizacional de forma a possibilitar à empresa o alinhamento de seus objetivos em relação ao seu intento estratégico. Isso significa que o planejamento estratégico em marketing pode ser compreendido como um agente catalisador que, por intermédio do monitoramento constante das variáveis de influência externas do mercado, irá alavancar as ações estratégicas da organização. Isso equivale a dizer que o marketing estratégico também tem o papel de responder às contínuas mudanças nas exigências dos clientes e nas condições do mercado. Isto inclui todas as outras aptidões para entregar valor ao cliente - do projeto dos produtos à execução do pedido, além de uma estrutura organizacional adaptável e todos os sistemas de suporte, controles, medidas e políticas de recursos humanos. Todos esses aspectos da estrutura estão alinhados com uma política de valor superior. De uma forma geral, o grande desafio organizacional será a sobrevivência e a conquista de maiores parcelas de mercado e/ou de outros mercados ainda não explorados.

Para que as estratégias possam ser fundamentadas, a relação clientes potenciais, clientes desejados e clientes atuais deverá ser constantemente trabalhada, respeitando as particularidades da conjuntura competitiva de seu (s) mercado (s) de atuação.

Para que possamos dar continuidade aos nossos estudos acerca do marketing estratégico, vamos utilizar um texto para reflexão do papel atual do marketing, intitulado “O Negócio Tem Alma?”. Esse artigo é de fevereiro de 1997 e, infelizmente, ainda é possível encontrar um grande número de empresas, com seus respectivos dirigentes, que ainda não se conscientizaram do verdadeiro papel do marketing na sociedade moderna. Após essa leitura para o curso, será feito um comentário.

Comentário sobre o texto: A propaganda é a alma do negócio... Porém, se o produto, serviço ou projeto não possuir uma estratégia consistente, a utilização de ferramentas promocionais fatalmente fracassará. Isso porque o consumidor está cada vez exigente, educado e ciente de suas expectativas e de suas necessidades. O empresário que não compreender essa realidade está com seus dias contados. Entretanto, muitos ainda insistem em fundamentar suas pretensas estratégias mercadológicas em simples ações promocionais e esquecem o mundo que os rodeia. Há cerca de dez anos, acreditava-se que “poucos empresários sobreviveriam fora do país com a então mentalidade atual”; realmente, hoje, observada nossa macro conjuntura econômica e social, poucos empresários conseguem sobreviver sem ter a visão da importância fundamental do marketing estratégico, dentro e fora do país.



Copyright © 2010 AIEC.