• As empresas orientadas para o mercado conhecem tão bem seus mercados que são capazes de identificar e alimentar seus clientes valiosos e não têm receio em desencorajar os clientes que drenam lucros. Assim:


Orientar-se para o mercado é ter a disciplina para fazer opções estratégicas saudáveis e implantá-las de forma coerente e completa e não ser tudo para todos.

O processo de atração e retenção de clientes extrapola as questões internas organizacionais e requer o conhecimento de toda a cadeia produtiva da organização para que a estratégia mercadológica possa ser fundamentada em bases reais e sólidas.

A organização deve estabelecer sua base compartilhada de conhecimento a partir do profundo conhecimento de suas principais diretrizes, como crenças e valores, missão, visão de futuro e, sobretudo, o reconhecimento de suas aptidões básicas em relação a sua capacidade de diferenciação de mercado.

Uma cultura orientada para fora com as crenças, os valores e os comportamentos dominantes enfatizando valor superior para o cliente e a busca contínua de novas fontes de vantagem. Dando apoio a esses três elementos está uma base compartilhada de conhecimento na qual a organização coleta e dissemina seus critérios sobre o mercado.

Em outras palavras, buscar a identificação das aptidões específicas para a organização implica conhecer o mercado de forma a obter uma visão estratégica avançada. As empresas orientadas para o mercado estão melhor preparadas em relação ao fator competitividade: estabelecem elos de comunicação com seus clientes de maior representatividade em relação às receitas atuais e às esperadas.



Copyright © 2010 AIEC.