A demanda total do mercado de um produto ou serviço é o volume total que será adquirido por um grupo definido de clientes, em uma área geográfica definida, durante um período definido, em um ambiente de marketing definido, sob um dado nível de esforço de marketing no setor.

 Q = demanda total do mercado

 n = número de compradores no mercado
 q = quantidade comprada anualmente por um comprador médio  p = preço médio unitário

O mais importante é que a demanda total não é um número fixo, mas sim uma função das condições em uma determinada situação.

Estimativa de Demanda


Forma Clássica:
Q = n x q x p


em que:


Q
= demanda total do mercado
q = quantidade comprada anualmente por um comprador médio
n = número de compradores no mercado
p = preço unitário médio

Exemplo de Aplicação da fórmula clássica de mensuração de demanda: se 100 milhões de pessoas compram fitas cassete por ano, o comprador médio adquire 6 fitas por ano, o preço médio é de 10 reais então a demanda total será de 6 bilhões.



Copyright © 2010 AIEC.