• Métodos para a mensuração da demanda - há dois métodos para se mensurar a demanda:

    1) método de desenvolvimento de mercado;
    2) método do índice de múltiplos fatores:

1) Método de Desenvolvimento de Mercado - mais usado por firmas de produtos industriais - exige a identificação de todos os compradores em potencial em cada mercado e a estimativa de suas compras. Para melhor entendimento, esse método será analisado a partir de uma situação prática1.

2) Método de Índice de Múltiplos Fatores - empregado por firmas de bens de consumo - da mesma forma que foi estudado o método de desenvolvimento do mercado, o índice de múltiplos fatores (Kotler, 1999) também será analisado a partir de uma situação prática2.

As associações comerciais e industriais costumam ter o total de vendas em cada setor. Apesar de elas não divulgarem a participação de cada empresa, estas podem calcular essa participação comparando o total de suas vendas com o total de vendas do setor.

Atualmente, existe uma série de veículos de comunicação que atua como referenciadores de mercado, como por exemplo, a Revista Exame, que publica anualmente uma edição especial chamada Maiores & Melhores (que apresenta o ranking do mercado em diversos setores da indústria) e a Gazeta Mercantil (que fornece análises de setores específicos da indústria nacional e internacional).



Copyright © 2010 AIEC.