|
1) Método de Desenvolvimento de Mercado - mais usado por firmas de produtos industriais - exige a identificação de todos os compradores em potencial em cada mercado e a estimativa de suas compras. Para melhor entendimento, esse método será analisado a partir de uma situação prática1. 2) Método de Índice de Múltiplos Fatores - empregado por firmas de bens de consumo - da mesma forma que foi estudado o método de desenvolvimento do mercado, o índice de múltiplos fatores (Kotler, 1999) também será analisado a partir de uma situação prática2. As associações comerciais e industriais costumam ter o total de vendas em cada setor. Apesar de elas não divulgarem a participação de cada empresa, estas podem calcular essa participação comparando o total de suas vendas com o total de vendas do setor. Atualmente, existe
uma série de veículos de comunicação que atua
como referenciadores de mercado, como por exemplo, a Revista Exame, que
publica anualmente uma edição especial chamada Maiores &
Melhores (que apresenta o ranking do mercado em diversos setores da indústria)
e a Gazeta Mercantil (que fornece análises de setores específicos
da indústria nacional e internacional). |
Copyright © 2010 AIEC. |
|
|