É importante comparar o crescimento da demanda específica de uma empresa com o crescimento da demanda daquele setor. Existe uma enorme quantidade de informações secundárias, extremamente confiáveis, que podem ser utilizadas como parâmetros (indicadores externos) para o aperfeiçoamento dos processos organizacionais.

A comparação possibilita a análise do perfil de crescimento, por exemplo, de uma empresa em específico em relação ao seu setor de atuação. Um bom exemplo seria o aumento nas vendas em 5% em um determinado ano em que o setor apresentasse um crescimento de 10%: a defasagem de 50% demonstra que a empresa está, nesse caso, perdendo sua posição relativa.

  • Estimativa da Participação no Mercado e Planejamento Estratégico - essa estimativa fornecerá importantes diretrizes para a elaboração do planejamento estratégico mercadológico porque, da mesma forma que o planejamento estratégico macro-organizacional, os planos de marketing devem seguir o perfil de proatividade para sua construção. Afinal, todos os esforços estratégicos das empresas modernas encontram-se centrados na tentativa de prever o amanhã, de planejar hoje para alcançar a vantagem competitiva em tempos futuros pré-estabelecidos pelas diretrizes organizacionais.


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