2 - Previsão de Demanda Futura

Para Kotler (1999), previsão é a arte de estimar a demanda futura antecipando o que os compradores irão, provavelmente, adquirir sob determinadas condições.

A previsão de demandas futuras irá corroborar para os futuros objetivos estratégicos, uma vez que proporcionará um estudo de como o mercado se comportará em relação aos produtos e/ou serviços oferecidos.

  • Alguns mecanismos para realizar essa previsão
    • pesquisa de intenção dos compradores;
    • opiniões da equipe de vendas;
    • opinião de especialistas;
    • método de teste de mercado (produtos novos) - o teste de mercado testa o produto em situações reais de mercado para ver como o consumidor reagirá em relação ao manuseio, utilização e recompra do produto - sua estratégia de posicionamento, promoção, embalagem, marca etc;
    • análise de séries temporais das vendas passadas (tendência, ciclo, sazonalidade);
    • indicadores-guias;
    • análise estatística da demanda - a análise estatística da demanda mede a tendência de demanda de um determinado produto, em função das mudanças ocorridas nas variáveis como preço, renda, população e promoção. Essas análises geram funções que calculariam a demanda esperada.


Copyright © 2010 AIEC.