Resumo

Existem diversas formas de estimativa de participação das organizações no mercado:

  • Demanda Total do Mercado de um produto/serviço - não é um número fixo e sim uma função das condições em uma determinada situação. É o volume total que será adquirido por um grupo definido de clientes, em uma área geográfica definida, durante um período definido, em um ambiente de marketing definido, sob um dado nível de esforço de marketing no setor.
  • Fórmula Clássica da Estimativa de Demanda: Q = n x q x p, sendo Q = demanda total do mercado; n = número de compradores no mercado; q = quantidade comprada anualmente por um comprador médio; e p = preço médio unitário.
  • Métodos para a mensuração da demanda:

    1) Método de Desenvolvimento de Mercado;
    2) Método de Índice de Múltiplos Fatores.

  • Estimativa da Participação no Mercado - as associações comerciais e industriais podem calcular a participação de cada empresa no mercado, comparando o total de suas vendas com o total de vendas geral do setor.
  • Estimativa da Participação no Mercado e Planejamento Estratégico - essa estimativa fornecerá importantes diretrizes para a elaboração do planejamento estratégico mercadológico porque os planos de marketing devem seguir o perfil de proatividade para sua construção.
  • Previsão de Demanda Futura - proporciona um estudo de como o mercado se comportará em relação aos produtos ou serviços oferecidos. Existem vários mecanismos para realizar essa previsão.
  • Métodos para testar produtos:

    1) Focus group testagem do produto antes de colocá-lo em seu “ambiente natural de comercialização”;
    2) Solicitar e receber um pedido para a compra do produto baseado na descrição do conceito;
    3) Testes Prévios – verificação da intenção de compra, indicação da possibilidade de a pessoa adquirir o produto após ser exposta ao conceito; recomendados quando não existe possibilidade de execução dos testes de modo realista.


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