|
Ilustração
clássica da Matriz de ANSOFF |
| 1
- Mensuração da Demanda
Para que a mensuração de demanda possa ser realizada com sucesso, é fundamental que a organização proceda a análise de seus recursos internos em relação aos fatores ambientais externos, que será chamado, a partir desse momento, de Análise Macro-ambiental. Para que a empresa realize essa análise temos: 1) a Resource-based View of Firm, a RBV (Visão
Baseada nos Recursos da Firma), que trata da avaliação dos
recursos existentes e potenciais da organização; e 1) RBV - Resource-based View of Firm A análise da situação competitiva da empresa possibilita sua devida segmentação estratégica e, conseqüentemente, o seu real posicionamento de mercado.
A RBV prevê o tratamento dos recursos organizacionais de forma possibilitar à empresa uma vantagem competitiva sustentável através da correta compreensão de seus pontos fortes e fraquezas. Isto tem sido uma das prescrições básicas desde os desenvolvimentos de Andrews (Matriz de SWOT, 1971) e ANSOFF (1968). Este enfoque centrado na análise dos recursos estratégicos da empresa, apesar de ter sua origem nos anos 60 e 70, vem ganhando crescente destaque principalmente por unificar as principais abordagens anteriores fundamentadas em ferramentas de análise macro-ambiental. O problema da pesquisa
central na abordagem RBV consiste na compreensão das causas que
permitem a determinadas empresas sustentarem sistematicamente um desempenho
superior nos mercados em que atuam. |
Copyright © 2010 AIEC. |