As estratégias competitivas podem ser traduzidas em ações ofensivas ou defensivas para enfrentar as cinco forças competitivas, obtendo-se a maximização do retorno para a empresa.

Segundo Porter, dentro de uma indústria existem três abordagens estratégicas genéricas que possuem potencial para serem bem-sucedidas e que podem ser aplicadas separadamente ou de maneira combinada:

As Três Abordagens Estratégicas de Porter
1. Liderança no custo total - construção agressiva de instalações em escala eficiente e uma política de controle e redução de gastos.




2. Diferenciação - ocasião em que a empresa cria algum fator no seu produto ou serviço que seja único no seu mercado de atuação – projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, rede de fornecedores etc. 3. Enfoque - direcionar os esforços da empresa para um determinado grupo comprador, um segmento de linha de produtos ou um mercado geográfico.



Esses aspectos serão abordados com uma maior profundidade na Unidade IV – Estratégias de Posicionamento e Diferenciação. Contudo, tal introdução é fundamental para a compreensão de todos os aspectos que permeiam a mensuração estratégica de demanda (presente ou futura).



Copyright © 2010 AIEC.