3 - As Seis Barreiras de Entrada

Como já estudado antes, as barreiras de entrada contemplam seis aspectos. Vejamos cada uma deles:

1. Economias de escala - os aspirantes a ingressarem no mercado deverão entrar em grande escala ou aceitar a desvantagem do custo de produção, pesquisa, marketing e serviços. As economias de escala também atuam como obstáculos na distribuição, utilização da força de trabalho de vendas, nos financiamentos etc. Referem-se ao declínio nos custos unitários de um produto. Quanto mais se fabrica um produto, menor seu custo de produção e menor pode ser seu preço ou sua margem de lucro.


2. Diferenciação do produto - as marcas criam barreiras que orientam os entrantes a fazerem grandes investimentos para acabar com a “lealdade” dos clientes. Dentre os principais fatores que levam à identificação da marca estão a propaganda, os serviços aos clientes, o pioneirismo no setor e as peculiaridades do produto. Indica que as empresas estabelecidas têm sua marca identificada pelo público consumidor que desenvolve uma certa lealdade com aquele produto.


3. Exigências de Capital - o investimento de recursos em grande escala, como requisito para a competição, é uma barreira das mais importantes, sobretudo se forem gastos grande quantidade de recursos em propaganda ou em pesquisa e desenvolvimento do produto, que são despesas irrecuperáveis. É de se considerar a necessidade de investir em instalações físicas adequadas, nos créditos aos clientes, estoques e a absorção de prejuízos iniciais.





1. Desvantagem de custo (independentes do tamanho) - as empresas já existentes no mercado talvez se aproveitem das vantagens de custo não disponíveis para os rivais. Essas vantagens podem existir em função dos efeitos das curvas de aprendizagem e de experiência, da tecnologia exclusiva, do acesso aos melhores fornecedores e matérias-primas, dos subsídios governamentais e até da localização favorável da empresa.

2. Acesso a canais de distribuição - quanto mais limitados os canais atacadistas ou varejistas e quanto maior o grau de ocupação com os já posicionados no mercado, mais difícil será a entrada no setor. Talvez os novos entrantes, para ocupar seus lugares no novo mercado, devam criar seus próprios canais de distribuição.





3. Política governamental - através de controles como exigências de licença prévia e limitações ao acesso às matérias-primas, o governo é capaz de limitar e até bloquear a entrada em certos setores da economia. Como exemplo podemos citar os setores regulamentados dos transportes rodoviários, varejo de bebidas alcoólicas e despacho de cargas e em outras áreas de menor importância. O trato do meio ambiente, também de grande importância, é regulado pelo governo.


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