1 - Princípios de Segmentação de Mercado

Até aqui, viu-se que o processo de segmentação de mercado é considerada, mais atualmente, como uma fundamental estratégia de marketing para a organização, visto contribuir efetivamente com a identificação dos alvos de mercado.
Isso porque é muito difícil uma empresa satisfazer a todos clientes de um mercado. Lembra-se que, na unidade anterior, nem todos os consumidores gostam de coca-cola? Então, nem todos gostam do mesmo refrigerante, da mesma lanchonete etc. Por isso, ao se analisar as diferenças demográficas, psicográficas e comportamentais (variáveis de marketing) dos consumidores, os segmentos de mercado poderão ser identificados e a empresa terá informações gerenciais estratégicas para a sua tomada de decisão.

Por isso, a finalidade principal dessa prática é descobrir as principais diferenças entre os consumidores e agrupá-los diante das suas características comuns (objetivas e subjetivas). Esses são os tópicos que serão abordados neste módulo.


Por meio da segmentação de mercado, pode-se conhecer melhor as necessidades e os desejos dos consumidores.

(Lopes, I.)



A segmentação de mercado é a subdivisão de um mercado em subconjuntos distintos de clientes, em que qualquer subconjunto pode, concebivelmente, ser selecionado como um objetivo de mercado, para ser alcançado com um composto de marketing distinto.

Aprofundando a conceituação de segmento de mercado vista na unidade anterior, temos que o segmento de mercado também pode ser considerado como a ciência e a arte de dividir pessoas ou coisas em grupos distintos, em que cada grupo será não apenas distinto, mas, idealmente, os grupos serão, também, exaustivos em seu conjunto.

As pessoas de cada grupo serão mais ou menos parecidas e, inversamente, as pessoas de grupos diferentes serão diferentes. A segmentação pode ser usada para localizar nichos de mercado, afastar concorrentes e proporcionar as bases para um novo projeto de produto, ou para uma nova forma de concorrência.

É possível criar segmentos com base em características diferentes: segmentos podem ser compostos de indivíduos, lares, estabelecimentos comerciais, códigos de endereçamento postal ou cidades. Também é possível criar segmentos com base no hábito de consumo – daí a importância fundamental do estudo do comportamento do consumidor para a elaboração de estratégias eficazes em marketing. A questão do comportamento do consumidor será tratada mais especificamente no próximo módulo.



Copyright © 2010 AIEC.