2 - Principais Variáveis Para Segmentação de Mercado

Na segmentação de mercado, deve-se considerar que um produto não atrai todo o mundo porque consumidores são pessoas com necessidades e desejos diferentes. Por isso, é preciso conhecer o comportamento, as motivações e os hábitos dos grupos distintos de compradores.

E como fazer para conhecer os consumidores? É preciso selecioná-los em grupos, os mais homogêneos possíveis, utilizando as variáveis de segmentação. O leque dessas variáveis é bem amplo, mas, geralmente, utilizam-se aquelas que revelam determinadas características geográficas, demográficas (sendo a análise comportamental derivada da variável demográfica) e psicográficas. Vejamos cada uma delas.

Variáveis Geográficas - a segmentação geográfica tem como objetivo definir a amplitude da atuação da organização em relação à comercialização de seus produtos e serviços. É comum a confusão entre variáveis geográficas de segmentação de mercado e a análise da região geográfica onde será instalada a operação da empresa. Como no mix de praça, um dos itens do composto mercadológico que trata da análise da distribuição, da logística e do perfil do mercado-alvo, as características geográficas não ficam limitadas à região de manufatura do produto e/ou da elaboração do serviço e sim enquadradas nas condições geográficas do mercado-alvo pretendido. Um produto pode ser produzido em Taiwan especialmente para ser comercializado, por exemplo, no Rio de Janeiro; nesse caso, a segmentação geográfica seria Rio de Janeiro – e não Taiwan. Já um salão de beleza, provavelmente terá sua sede próxima à região pretendida (cidade/bairro). Todas as características de um bom segmento deverão ser analisadas, com destaque para as questões de acessibilidade e operacionabilidade.



Copyright © 2010 AIEC.