Variáveis Demográficas - a segmentação demográfica, uma das mais importantes e dominantes formas de segmentação, trata da definição do perfil geral do cliente ou consumidor potencial, por intermédio da consideração de sua classificação sócio-econômica, do estabelecimento de seu gênero, de sua idade, dentre outros importantes aspectos demográficos.

Com a análise cruzada dos fatores que compõem a segmentação demográfica é possível estabelecer, por exemplo, atributos de produto que sejam mais atrativos para determinado perfil da população segmentada. Um bom exemplo de segmentação demográfica pode ser visualizado com o número crescente de produtos de beleza para diferentes etnias; da mesma forma, também influenciada por padrões comportamentais, observa-se o crescente número de cosméticos para o público masculino de alta renda e idade entre 30 e 50 anos. Todas as características de um bom segmento deverão ser analisadas, com destaque para as questões de mensurabilidade e substancialidade.


Idade - identificar as características da faixa etária pretendida;
Sexo - identificar as características do gênero predominante pretendido;
Renda - identificar as características da renda predominante pretendida;
Ocupação - identificar as características da renda predominante pretendida;
Formação educacional - identificar as características educacionais;
Religião - identificar as características religiosas pretendida;
Raça - identificar as características étnicas pretendidas;
Geração - identificar as características das gerações pretendidas (pai, filho, avó);
Nacionalidade - identificar as características de nacionalidade pretendidas;
Classe social - identificar as características de poder aquisitivo predominantes pretendidas;
Tamanho da família - identificar as características da composição da família (serve de parâmetro para renda e poder aquisitivo);
Ciclo de Vida da Família - identificar qual a geração da família (se tem filhos, se já estão formados etc.



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