Variáveis Comportamentais - a segmentação comportamental pode ser considerada como sendo uma segmentação complementar à segmentação demográfica: a partir do perfil demográfico, o perfil comportamental é traçado a fim de identificar características que auxiliem a escolha do mercado, como ocasião da compra (motivo), benefícios esperados, status, dentre outros fatores. Todas as características de um bom segmento deverão ser analisadas para a realização da segmentação comportamental eficaz.


Ocasiões - identificar a ocasião da compra (aniversário, natal, compra semanal, etc)
Benefícios - identificar os benefícios esperados (alcançáveis) em relação à aquisição do produto
Status do usuário - identificar o status do produto para o usuário (significado do produto para o usuário)
Status de lealdade - identificar a propensão de fidelidade em relação ao produto (associada ao status)
Aptdão de compra - identificar a propensão à compra do produto
Atitude – identificar a atitude de consumo em relação ao produto (razões da compra)

Variáveis Psicográficas - a segmentação psicográfica pode, da mesma forma que a comportamental, ser considerada como uma segmentação complementar à segmentação demográfica; ainda, pode ser considerada como complementar à segmentação comportamental.

A partir do estabelecimento dos perfis demográfico e comportamental, é traçado o perfil psicográfico, geralmente associado à questão do “ego ou merecimento”. São consideradas, principalmente, as características Estilo de vida do consumidor (identificação do uso de seu tempo, ocupação etc) e Personalidade (identificação do momento da compra na vida do consumidor). É muito comum verificar ações de comunicação promocional, como por exemplo, propagandas com o apelo “você merece”. Para alguns autores, a segmentação psicográfica é considerada uma extensão da segmentação comportamental. Todas as características de um bom segmento deverão ser analisadas para a realização da segmentação comportamental eficaz.



Copyright © 2010 AIEC.