| Variáveis Comportamentais - a segmentação comportamental pode ser considerada como sendo uma segmentação complementar à segmentação demográfica: a partir do perfil demográfico, o perfil comportamental é traçado a fim de identificar características que auxiliem a escolha do mercado, como ocasião da compra (motivo), benefícios esperados, status, dentre outros fatores. Todas as características de um bom segmento deverão ser analisadas para a realização da segmentação comportamental eficaz.
Variáveis Psicográficas - a segmentação psicográfica pode, da mesma forma que a comportamental, ser considerada como uma segmentação complementar à segmentação demográfica; ainda, pode ser considerada como complementar à segmentação comportamental. A partir do estabelecimento dos perfis demográfico e comportamental, é traçado o perfil psicográfico, geralmente associado à questão do “ego ou merecimento”. São consideradas, principalmente, as características Estilo de vida do consumidor (identificação do uso de seu tempo, ocupação etc) e Personalidade (identificação do momento da compra na vida do consumidor). É muito comum verificar ações de comunicação promocional, como por exemplo, propagandas com o apelo “você merece”. Para alguns autores, a segmentação psicográfica é considerada uma extensão da segmentação comportamental. Todas as características de um bom segmento deverão ser analisadas para a realização da segmentação comportamental eficaz. |
Copyright © 2010 AIEC. |