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- Seleção de Mercado-Alvo
Como já
visto antes, mercado-alvo consiste num grupo de compradores que partilham
necessidades e características comuns, as quais a empresa decide
atender. O desafio para as empresas é segmentar da maneira mais
útil. Não basta reunir pessoas ou coisas em grupos distintos
com base, simplesmente, na semelhança existente entre os membros
de cada grupo.
Principais
Características e Resultados do Mercado-Alvo- as características
iniciais a serem compreendidas encontram-se diretamente associadas às
principais variáveis para segmentação de mercado
(geográficas, demográficas, comportamentais e psicográficas).
A análise de fatores como amplitude significativa de mercado,
identidade e interesse da oferta encontra-se diretamente vinculada às
características de um bom segmento (mensurabilidade, substancialidade,
acessibilidade e operacionabilidade). A expressão USP
(Unique Selling Proposition) ficou famosa nos anos 70 por promover
a customização da proposição de venda de
produtos e serviços, apoiada em princípios de marketing
diferenciado (proposição única de venda). Para
Kotler (Administração de Marketing, 1999), existem três
estratégias de cobertura de mercado: marketing indiferenciado,
marketing diferenciado,
marketing concentrado.
Vale notar
que, mesmo considerando o chamado marketing indiferenciado de Kotler,
onde há a proposição de uma oferta única
para o cliente, a segmentação pode trazer importantes
considerações sobre o comportamento do mercado escolhido,
levando em consideração que dificilmente um produto conseguirá
alcançar a todos os segmentos pretendidos com uma única
estratégia.
Quadro-resumo
das Principais Características e os Melhores Resultados do Mercado-Alvo
Características a Identificar
-
Percepções, atitudes,crenças e valores
- Estilo
de vida, traços de personalidade
-
Freqüência de compra e uso
-
Lealdade às marcas
-
Contexto social, ocasião de uso das marcas
-
Sensibilidade ao preço
-
Situação de compra
|
Para obter melhor resultado
-
Amplitude significativa do mercado
- Identidade
significativa e homogênea
- Interesse
significativo da oferta
|