| Níveis de Definição de Mercado com Participação em Mercado Único - os níveis de definição de mercado estão ligados, de forma direta, ao princípio de segmentação de mercado.
No gráfico da esquerda pode-se observar que o mercado potencial para um determinado produto corresponde a 10% do total do mercado existente. A distinção entre a população total encontrada e o mercado potencial é realizada por intermédio do estabelecimento de padrões desejáveis de mercado, também conhecido como técnicas ou critérios de segmentação de mercado. Vamos considerar que a população total seja relacionada com nosso país: portanto, uma população estimada em cerca de 170 milhões de pessoas. O produto a ser colocado no mercado é um automóvel de luxo, acessível às classes mais privilegiadas, em termos econômicos, da população; assim, como conseqüência, deve-se desconsiderar todas as demais classes econômicas. O resultado reduziu a população total brutalmente (apenas 10% da população total). Como para a empresa só interessa trabalhar com os 10% do mercado total, há o transporte do mercado potencial para um novo gráfico – o da direita. Ainda dentro de mercado potencial, a empresa poderá realizar uma série de estratificações de acordo com seu interesse. A título de ilustração, o mercado foi subdividido em mercado penetrado I e II, mercado disponível e disponível qualificado e mercado-alvo. Cabe à empresa estabelecer seus critérios estratégicos para a segmentação de mercado e para a conseqüente definição de seu mercado-alvo. Quanto maior a complexidade do ambiente competitivo apresentado, maior será o número de cortes realizados sobre o mercado para o mapeamento da estratégica competitiva de atuação. |
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