1 - Princípios do Comportamento do Consumidor

Criar produtos ou serviços e definir segmentos de mercado são fatores essenciais para a estratégia mercadológica. Para se aplicar a estratégia de segmento de mercado é preciso realizar o mapeamento do comportamento do consumidor.

Partindo do estudo do comportamento do comprador, veremos importantes ferramentas para a implementação de estratégias de segmentação de mercado, como a análise conjunta de mercado, e outros métodos para reconhecer, mapear e mensurar a disposição de troca dos consumidores ao adquirirem um produto.

Enquanto "cortamos e fatiamos" o mercado, deve se ter em mente os custos envolvidos em atingir os diversos segmentos e na implementação de nossos planos. Da mesma forma, a identificação do perfil do consumidor deve ser considerada.

Entre as principais considerações que podemos empregar para a segmentação de mercado, encontram-se as características demográficas e sócio-econômicas, a personalidade e o estilo de vida do consumidor e o uso e compra de produtos.

Um instrumento bastante utilizado para a identificação do comportamento do público-alvo é a pesquisa exploratória. É bastante comum encontrar empresas que encomendam pesquisas de prospecção de mercado antes de iniciarem projetos de produtos; em muitos casos, dependendo da propensão ou aversão ao risco, as empresas contratam pesquisas.

Encontrar as opiniões de todos os leitores da Folha de São Paulo sobre um determinado assunto por meio do uso do instrumento de pesquisa, com uma pequena amostra, é simples. Mas quando segmentamos o grupo em, por exemplo, mulheres brasileiras entre 35 e 50 anos, com posições executivas em empresas multinacionais com receitas superiores a R$ 5 bilhões, podemos abordar o mercado de uma forma muito mais precisa.



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