Assim, criar produtos ou serviços e definir segmentos de mercado são fatores fundamentais para a estratégia mercadológica, isto é, para um dado segmento, criar produto ideal com precificação e distribuição ideais (contemplados nos mixes de preço e praça, respectivamente). Além disso, queremos criar a estratégia e sua mensagem de comunicação de forma adequada. O desafio é encontrar segmentos mais atraentes que viabilizem a criação de planos de marketing adequados.

O mapeamento do comportamento do consumidor abrange a descrição das necessidades do consumidor, quer sejam relacionadas com as primárias, secundárias ou terciárias – em alusão ao trabalho desenvolvido por Maslow, a Pirâmide das Necessidades Hierárquicas, de sua atitude em relação ao produto e sua forma de consumo, dos benefícios esperados, do comportamento e atitude ligados à estrutura de marketing (amplitude do composto mercadológico) e da reação do consumidor a variáveis de marketing (íntima relação com o item anterior).

A base da segmentação de mercado considera, em primeiro lugar, a identificação das necessidades dos compradores. No caso de um artigo de higiene pessoal, mais especificamente um xampu, por exemplo, podemos verificar alguns fatores a serem identificados:

  • utilidade específica;
  • cheiro;
  • espuma;
  • durabilidade;
  • qualidade;
  • preço;
  • otimizar as idas ao ponto de venda.


Copyright © 2010 AIEC.