2 - Análises de Mercado

Tratando da questão da segmentação de mercado de maneira um pouco mais complexa, é preciso, ainda, considerar o fato de que as análises não são feitas em um mundo estático. A concorrência pode ter acesso a dados semelhantes e pode estar fazendo alterações no mercado ao mesmo tempo em que outra empresa também as faz. E as reações que foram coletadas nos segmentos de interesse representam opiniões em um ponto específico no tempo, podendo perfeitamente mudar.

Ao adaptar a estrutura da organização às necessidades de demanda de mercado, a organização pode correr o risco, em casos extremos, de perda de foco para cumprimento de suas principais diretrizes estratégicas. Vejamos um exemplo que também propicia a reflexão sobre a máxima do "cliente tem sempre razão": sempre terá razão e deverá ser ouvido, como representante do mercado, enquanto não comprometer os principais objetivos da organização.

Análise Conjunta de Mercado - é uma sofisticada ferramenta para implementação de estratégias de segmentação de mercado. É utilizada, mesmo que de forma intuitiva, pela grande maioria das grandes empresas que atuam no Brasil e no mundo, e tem por objetivo medir as diferentes trocas que os consumidores estão dispostos a fazer ao adquirirem um determinado produto. Suas principais aplicações são no desenvolvimento de novos produtos, no reposicionamento de produtos antigos e na decisão de preços.

Idéia central da Análise Conjunta - os produtos e serviços podem ser descritos por um conjunto de níveis de atributos, no qual os compradores estabelecem valores diferentes aos níveis de diferentes atributos e, a partir de então, escolhem a oferta que tem o valor total mais elevado, somando todos os "valores parciais". Novamente, é a melhor relação entre valor real e valor agregado, em relação aos atributos de produto e, conseqüentemente, à satisfação obtida com o consumo.

Voltemos ao caso dos xampus abordado anteriormente:

  • Disposição do comprador - o consumidor pode estar disposto a pagar um valor a mais por um shampoo que tenha um perfume especial e seja mais concentrado que os existentes no mercado;
  • Análise conjunta da situação - além de dizer o que um consumidor prefere em um dado produto; ela também ajuda a compreender por que o consumidor pode escolher uma marca ou um prestador de serviços em vez de outros.


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