Resumo

A segmentação de mercado visa encontrar segmentos mais atraentes que viabilizem a criação de planos de marketing adequados. Como nem “tudo agrada a todos”, é preciso mapear o comportamento do consumidor, abrangendo a descrição das necessidades do consumidor, de sua atitude em relação ao produto, de sua forma de consumo e dos benefícios esperados.

O mapeamento do comportamento do consumidor abrange a descrição das necessidades do consumidor (sejam primárias, secundárias ou terciárias), de sua atitude em relação ao produto e sua forma de consumo, dos benefícios esperados, do comportamento e atitude ligados à estrutura de marketing e da reação do consumidor as variáveis de marketing.

A segmentação de mercado considera, primeiramente, a identificação das necessidades dos compradores. As necessidades são distintas, mas cada uma delas pode ser combinada de diferentes maneiras. Assim, é possível avaliar o desempenho do produto sobre a satisfação das necessidades do mercado, pretendido ou conquistado, em comparação com a proposta de valor dos concorrentes.

Ás vezes, a empresa pode chegar à conclusão que não teria formas de adequação para solucionar as exigências de preço e qualidade porque o custo de produção seria elevado, inviabilizando a comercialização do produto a um preço baixo.

Análise Conjunta de Mercado - ferramenta utilizada para mensurar as diferentes trocas que os consumidores estão dispostos a fazer ao adquirirem um produto. Trata-se, portanto, de importante instrumento para implementar estratégias de segmentação de mercado.

Idéia central da Análise Conjunta - os produtos e serviços podem ser descritos por um conjunto de níveis de atributos, onde os compradores imprimem diferentes valores para cada nível. A partir daí, escolhem a oferta que tem o valor total mais elevado, somando todos os "valores parciais".

Os quatro pilares da Análise Conjunta: Mensuração das Preferências, Hierarquização das preferências, Construção de uma cadeia de informações sobre o consumidor, Construção de um mecanismo de simulação de compra.

Métodos de Segmentação: Métodos de "mineração de dados" - Métodos "híbridos" de segmentação, Modelos computacionais de escolha - Modelos dinâmicos de produto em relação aos seu (s) segmento (s) de atuação,- Métodos de reconhecimento de padrões e clustering de clientes –



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