1 - Posicionamento Estratégico e Segmentação

O estabelecimento das estratégias de posicionamento e de segmentação de mercado constitui a essência do planejamento estratégico de marketing porque todas as decisões importantes da empresa dependem criticamente dessas decisões básicas. Essas decisões possuem íntima conexão com o motivo pelo qual os clientes preferirão um produto ou serviço em relação à concorrência.

Grande parte das pesquisas em andamento sobre posicionamento estratégico, a partir da utilização de critérios de segmentação de mercado, vem sendo adequada ao crescimento contínuo do setor de serviços e à necessidade de níveis mais elevados de satisfação e fidelidade do cliente.

A pirâmide do comércio no século XX foi invertida no século XXI: as bases estruturais, centradas na produção e no controle cederam lugar ao comportamento do mercado, revelando um maior nível de dependência das organizações em relação às exigências e expectativas de mercado (daí justificada a chamada era do marketing de integração com o cliente). Já as bases específicas, fundamentadas em produtos tangíveis, cederam lugar às bases fundamentadas em valor agregado e em serviço.



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