Após o estabelecimento das principais diretrizes sobre posicionamento, a organização pode equacionar todas as outras decisões relacionadas ao marketing. Se as decisões de marketing forem tomadas antes de o posicionamento e a segmentação estarem definidos, existe o perigo de que a empresa não seja percebida no mercado tão bem como poderia. Em outras palavras, a organização pode colocar todo o seu planejamento mercadológico a perder.

O primeiro passo na criação de uma estratégia de posicionamento bem-sucedida é examinar o mercado competitivo e desenvolver uma série de atributos e níveis de produto ou serviço com os quais a organização queira ser identificada.

Para a definição do posicionamento institucional ou do produto, é comum a utilização da técnica de pesquisa de grupo focal, que pode ser complementada por entrevistas em profundidade com consumidores e até com a utilização de pesquisas de opinião (aplicação de técnicas quantitativas que permitam extrapolar o resultado para a população almejada).

A existência de um número maior de atributos de produto, com “n” níveis de sub-atributos diferentes para cada atributo, torna o processo de definição do posicionamento estratégico muito mais complexo.



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