11)
Prazo de Entrega e Garantia de Fornecimento
- o prazo de entrega compreende pelo menos três fatores: localização
física, pedido através dos sistemas de produção
e política de entrega da empresa. Cada vez mais, o pronto atendimento,
sem que a qualidade fique comprometida, torna-se mais importante.
A criação deliberada de uma capacidade de atendimento
rápido pode vir a ser um ativo de marketing significativo.
Um bom exemplo seria o caso da Microsoft que revolucionou o mercado
com o sistema de interface gráfica (windows) com a decisão
estratégica de colocar o produto em distribuição
antes de seu aperfeiçoamento total; nesse caso, a empresa realizou
uma análise interna e externa (trade-off) e resolveu
que seria melhor lançar, em primeira-mão, seu produto
a ser ameaçada por um concorrente (no caso, a Apple). Da mesma
forma, especialmente nos mercados voláteis em que os produtos
ou serviços do fornecedor estão no caminho crítico
da empresa cliente, a capacidade de garantir o fornecimento pode ser
um grande ativo. Tal como ocorre com o prazo da entrega, esta capacidade
será uma função de vários fatores, mas
talvez o mais importante seja o desejo da parte do fornecedor de cumprir
as metas estabelecidas.
<<Fechar