Resumo

Conceituação de posicionamento estratégico e sua relação com o segmento de mercado.

O Posicionamento Estratégico busca responder "por que alguém no
mercado-alvo comprará meu produto ou serviço e não o da concorrência?"; da mesma forma, ajuda a responder o questionamento sobre o valor total percebido de oferta em comparação à concorrência.

A Segmentação de Mercado se propõe a responder qual será o perfil do
mercado-alvo.

Os passos básicos do posicionamento estratégico:
1) examinar o mercado competitivo, recolhendo informações sobre as
necessidades e reações do comprador e a forma de reação dos concorrentes;
2) desenvolver uma série de atributos e níveis de produto/serviço com os quais a organização queira ser identificada;

Após o estabelecimento das principais diretrizes sobre posicionamento, a
organização pode equacionar todas as outras decisões relacionadas ao marketing.

A Competência diferenciada do empreendimento - modo como algumas pessoas se referem à vantagem competitiva, se essa é sustentável ou não. Se a vantagem competitiva é sustentável, a empresa possui algo que é difícil de ser imitado por sua concorrência e deve ser diferenciado em seu empreendimento; é o que mantém a competência diferenciada para a empresa.

Recursos Valiosos - trata da identificação das fontes da competência diferenciada para a organização que, por sua vez, se bem trabalhadas, são representadas pela vantagem competitiva sustentável.

Ativos Estratégicos como Vantagem Competitiva - análise sistemática dos recursos atuais e potenciais da empresa, no mercado, e seleção dos recursos com singularidade defensável. Os ativos construídos no mercado junto aos clientes, por meio de uma proposta de marketing integrado, são menos vulneráveis às investidas de concorrentes do que preços baixos ou tecnologias facilmente imitáveis.



Copyright © 2010 AIEC.