1 - A diferenciação de mercado

Para que uma organização possa se posicionar de forma competitiva, precisa encontrar um ou mais diferenciais estratégicos, que podem estar relacionados ou não com a estrutura produtiva da empresa, a fim de identificar o seu posicionamento estratégico de valor.

Já vimos o posicionamento estratégico de mercado, agora abordaremos o posicionamento estratégico de valor que é diretamente ligado ao posicionamento competitivo da empresa. Tal posicionamento se dá pela identificação de um ou mais diferenciais estratégicos a partir de seus recursos e ativos valiosos, independentemente de estarem relacionados à estrutura produtiva da organização.

Existem inúmeras maneiras para se avaliar e interpretar o grau de competitividade de uma empresa perante seu mercado de atuação. Para CK Prahalad (Competindo pelo futuro, 1997), a inovação é defendida como o caminho para o sucesso empresarial. Como os produtos tendem a tornar-se cada vez mais próximos, em temos de especificações e vantagens para o cliente (tendem a transformar-se em “commodities”), a capacidade de criar novas necessidades de mercado e atendê-las antes da concorrência torna-se grande diferencial.



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