4 - Ciclo de Vantagem Competitiva Continuada

Dando continuidade ao gráfico de Formulação de Estratégias Competitivas Dinâmicas, a manutenção da vantagem competitiva continuada somente será possível por intermédio da busca da proteção dos ativos estratégicos identificados em relação a sua propensão natural a corrosão de seu valor: as causas de erosão da vantagem competitiva deverão ser constantemente monitoradas (interna e externamente).

Em termos simples, o ciclo de vantagem competitiva continuada compõe-se de inter-relações das dimensões-chave fontes de vantagem, vantagens de posição obtidas, erosão de vantagem, investimentos em renovação. O circuito se fecha ao se retornar à dimensão fontes de vantagem. Veja a representação gráfica do ciclo, a seguir:

Uma das maiores dificuldades para toda e qualquer empresa trata da alavancagem de suas competências a fim de gerar ativos valiosos para a organização. Para identificar a segmentação e o estabelecimento de alvo nessa situação, é preciso considerar os tipos diferentes de competências que as empresas apresentam ou podem desenvolver. Organizações bem-sucedidas costumam mostrar-se disciplinadas na maneira como organizam suas competências para criar valor.

As três abordagens sobre liderança estratégica são fundamentadas em princípios de posicionamento competitivo de valor e tem por apelo a geração de valor diferenciado ao consumidor – quer seja na forma de liderança de produto, por excelência operacional ou por intimidade com o cliente.



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