Resumo

Para verificar o nível de competitividade de uma organização foram enfocados sobre diferenciação de mercado de Porter e de Kotler.

Michael Porter distinguiu dois grandes vetores estratégicos de competitividade (custo e diferenciação); mais tarde, Philip Kotler coordenada um trabalho, endossado pelo colega estrategista de Harvard, sobre as formas de lideranças fundamentadas em posicionamento estratégico de valor:

1. liderança de produto – o produto da empresa é o melhor apresentado no mercado por ter um desempenho melhor que os demais, além de proporcionar melhores vivências as consumidores;

2. por excelência operacional – o cliente recebe uma melhor relação preço/confiabilidade e custo/benefício que nenhuma outra empresa consegue oferecer. As organizações que lidam com a excelência operacional apresentam um processo de serviços e distribuição descomplicado, bem como uma forte autoridade central; e

3. por intimidade com o cliente – identifica e estuda o problema do cliente, e apresenta uma implementação da melhor solução total para seus clientes que as demais empresas.

O maior desafio das organizações é administrar recursos limitados, a adoção de um perfil predominante de liderança não inviabiliza o trabalho com as demais formas estratégicas apresentadas. A organização deve estabelecer limites de atuação considerando a definição de seus objetivos estratégicos.

Para estabelecer as bases para o posicionamento de valor estratégico – e consequentemente a forma predominante de liderança estratégica para alcançar o mesmo –, é preciso considerar todos os papéis possíveis de serem exercidos pelo consumidor, desde a primeira aquisição, passando pela fase de retenção até chegar à fase de compra adicional (diretrizes básicas do customer equity).

A formulação de estratégias competitivas dinâmicas encontra-se diretamente relacionada com o ciclo de vantagem competitiva continuada – que trabalha a proteção dos ativos estratégicos identificados em relação a sua propensão natural à corrosão de valor.

Como os recursos organizacionais são limitados, sejam financeiros, humanos, tecnológicos, ou relacionados com o tempo ou capacidade de disponibilização de ativos valiosos, a organização deve estabelecer os seus limites de atuação considerando a definição de seus principais ativos estratégicos.



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