| Resumo
Para verificar o nível de competitividade de uma organização foram enfocados sobre diferenciação de mercado de Porter e de Kotler. Michael Porter distinguiu dois grandes vetores estratégicos de competitividade (custo e diferenciação); mais tarde, Philip Kotler coordenada um trabalho, endossado pelo colega estrategista de Harvard, sobre as formas de lideranças fundamentadas em posicionamento estratégico de valor:
O maior desafio das organizações é administrar recursos limitados, a adoção de um perfil predominante de liderança não inviabiliza o trabalho com as demais formas estratégicas apresentadas. A organização deve estabelecer limites de atuação considerando a definição de seus objetivos estratégicos. Para estabelecer as bases para o posicionamento de valor estratégico – e consequentemente a forma predominante de liderança estratégica para alcançar o mesmo –, é preciso considerar todos os papéis possíveis de serem exercidos pelo consumidor, desde a primeira aquisição, passando pela fase de retenção até chegar à fase de compra adicional (diretrizes básicas do customer equity). A formulação de estratégias competitivas dinâmicas encontra-se diretamente relacionada com o ciclo de vantagem competitiva continuada – que trabalha a proteção dos ativos estratégicos identificados em relação a sua propensão natural à corrosão de valor. Como os recursos
organizacionais são limitados, sejam financeiros, humanos, tecnológicos,
ou relacionados com o tempo ou capacidade de disponibilização
de ativos valiosos, a organização deve estabelecer os seus
limites de atuação considerando a definição
de seus principais ativos estratégicos. |
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