Comunicação Mercadológica x Back-office Corporativo - a comunicação mercadológica encontra-se atrelada ao back-office corporativo assim como as estratégias promocionais encontram-se vinculadas ao desenvolvimento de estratégias de produto, preço e mercado. Em outras palavras, a comunicação mercadológica depende de toda uma estruturação do mix de marketing; tal estruturação somente poderá ser realizada por intermédio da articulação entre as variáveis estratégicas relacionadas com toda a estrutura organizacional, de forma a integrar uma proposta consistente de mercado. Se o mercado não valorizar "aquilo que percebe ser a competência diferenciada da empresa versus a concorrência" – uma outra leitura possível para posicionamento –, então ele não será bem-sucedido (o posicionamento não e real). Além do mais, por ser difícil mudar percepções, a competência diferenciada percebida deve ser sustentável ao longo do tempo, acompanhando o princípio da manutenção da vantagem competitiva continuada.

  • Comunicação Mercadológica x Branding - Muitas empresas deixam passar oportunidades de posicionamento quando atribuem um nome a seus produtos, serviços e às suas empresas. Esse fato pode ser justificado pela ausência de um plano estruturado de comunicação ou mesmo pela ausência de verbas suficientes para a divulgação de seu posicionamento (verbas de marketing muito limitadas para educar seus mercados-alvo a respeito do posicionamento dos produtos e serviços). Se os nomes escolhidos não representam em si o posicionamento apropriado, então a empresa tem de desembolsar mais recursos para educar o mercado de duas maneiras, em vez de uma: eles têm não somente de fazer com que os clientes potenciais reconheçam e lembrem o nome de seu produto, mas têm de educá-los a respeito dos atributos e benefícios do produto que acompanham o nome.


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