Muitos novos empreendimentos de tecnologia e outros baseados na Internet têm sido muito inteligentes em seus nomes que sugerem o posicionamento apropriado. Empresas como CDNow (CDs pela Internet), Cade (site de busca pela Internet), Netscape Communications (navegadores na Internet), dentre outras, tornam fácil aos clientes potenciais lembrar-se do que essas empresas fazem e ao menos de parte de seu posicionamento. Por outro lado, pouco se pode deduzir do nome Vivara, por exemplo (uma importante rede joalheira que se posiciona por atributo e concorrência, em cima de bons preços e qualidade), que demanda maiores investimento pela não-associação direta de seus benefícios de posicionamento.

Educar os consumidores é tarefa a ser realizada de forma conjunta com outras atividades de marketing (inclusive as atividades relacionadas com o back-office corporativo). Se o nome da empresa ou produto não é suficiente para posicioná-lo na mente do cliente, então é imediatamente necessário criar um slogan ou informação que insista de modo memorizável o posicionamento. Se o posicionamento tiver sido bem realizado, então um slogan ou uma informação pode, em muitos casos, comunicar os atributos apropriados de modo completo. Veja um exemplo dessa situação.

Do mesmo modo que a brevidade e a simplicidade são valiosas no posicionamento, elas são também valiosas nos slogans e nas informações. O slogan que acompanha o nome de uma empresa ou um produto deve ser aquele que possa permanecer na memória por muito tempo, desde que o posicionamento esteja presente. Algumas vezes, o próprio posicionamento pretendido, a sua essência, é utilizado como slogan com sucesso pelas empresas.

Regras de criação de Slogans

  • Comunicação Mercadológica x Consolidação de Posicionamento - da mesma forma com que as empresas precisam decidir sobre suas formas básicas de liderança estratégica de mercado, precisam decidir sobre a forma de sua divulgação de posicionamento de valor: ao decidir sobre uma forma predominante de liderança, a organização irá adotar a sua proposta de valor para a divulgação de seus produtos e serviços.


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