Resumo

Um dos obstáculos para um posicionamento eficaz da empresa é a dificuldade do cliente em relação à percepção de um grande número de atributos: é importante que o posicionamento almejado seja fácil de ser lembrado. Nada acontece até que as pessoas almejadas realmente percebam as diferenças entre os seus produtos e os da concorrência.

A função do profissional de marketing consiste em isolar e identificar os atributos diferenciadores mais importantes de sua oferta e utilizá-los em todos os elementos do composto mercadológico. E a comunicação mercadológica será o agente inicial responsável pela consolidação da imagem.

Para as empresas modernas o posicionamento entrelaçado, a competência diferenciada e a vantagem competitiva sustentável são as decisões estratégicas mais importantes realizadas antes de iniciar uma nova atividade ou revitalizar uma empresa antiga.

Comunicação mercadológica - depende de toda uma estruturação do mix de marketing

Comunicação Mercadológica x Branding - várias organizações não aproveitam oportunidades de posicionamento quando dão nomes aos seus produtos, serviços e às suas empresas. Se os nomes escolhidos não representam em si o posicionamento apropriado, então a empresa tem de desembolsar mais recursos para comunicar seu produto para o mercado e educar o consumidor.

Educando o consumidor - quando o nome da empresa ou produto não é suficiente para a empresa posicionar-se na mente do cliente deve ser realizado de forma conjunta com outras atividades de marketing: a criação de um slogan ou de uma informação que insista de modo memorizável o posicionamento..

Comunicação Mercadológica x Consolidação de Posicionamento - é preciso que a empresa decida a forma de divulgar seu posicionamento de valor. Quando decide sobre uma forma predominante de liderança, a organização irá adotar a sua proposta de valor para a divulgação de seus produtos e serviços.

O posicionamento em termos de valor deve sempre ser analisado dentro de uma categoria específica de atuação e de segmentação: as classificações gerais possíveis tratam da análise do “o que está sendo oferecido” sobre “qual valor de aquisição” e contemplam cinco categorias: mais por mais, mais pela mesma coisa, a mesma coisa por menos e mais por menos.



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