| 1 - A Inteligência Competitiva de Mercado A organização moderna é caracterizada por sua atuação em um ambiente extremamente dinâmico, que impõe o acompanhamento constante de sua posição. Esse acompanhamento se dá por intermédio da análise de seus recursos e de suas competências internas, bem como de seus respectivos impactos no ambiente de atuação – e vice-versa. As informações sobre clientes e fornecedores são decisivas para a empresa; por isso, elas não mais sobem a escada de marketing e depois descem pela hierarquia até as outras funções - elas hoje fluem lateralmente. Serão abordadas, a partir do estudo do Sistema de Informação de Marketing (SIM),as principais perspectivas da inteligência competitiva como fator primordial para a área de marketing, as vantagens da organização utilizar essa estratégia, bem como as formas de usá-la no contexto empresarial. A importância crescente da informação, para decisões e controle em marketing, encontra-se caracterizada pelo espaço cada vez maior que é dado à área de inteligência competitiva dentro das organizações. O setor de marketing tem, claramente, um papel importante a desempenhar na empresa, mantendo-a atualizada em relação às mudanças do ambiente em geral, bem como do ambiente competitivo. À medida que aumenta o ritmo das mudanças, esse papel toma-se cada vez mais vital para a própria sobrevivência da organização. |
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