A relação entre o sistema de inteligência de mercado e a organização, como unidade máxima sistêmica, pode ainda ser sub-dividida em três sub-sistemas: 1) de decisão; 2) de ação; e 3) de informação. Veja a representação abaixo:

O sistema de informações é um complexo estruturado e interagente de pessoas, máquinas e procedimentos destinados a gerar um fluxo ordenado e contínuo de dados, coletados de fontes internas e externas à empresa, para uso como base na tomada de decisões em áreas de responsabilidade específica da administração de marketing. Essa é uma definição de caráter quase universal – adotada por grande parte dos autores que atuam com SIM.

Kotler chamou inicialmente esta atividade de Marketing Information and Analysis Center. No entanto, em obras posteriores, adotou o termo Sistema de Informações de Marketing. Em suas mais recentes obras (Marketing Para o Século XXI, 1999 e Marketing em Ação, 2002), Kotler ratifica a importância do papel de inteligência competitiva – também conhecida como gerenciamento do sistema de informações estratégicas direcionadas para o processo de tomada de decisão.



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