Outros autores de marketing adotam outras definições:


"É uma forma organizada de levantamento e análise de dados para se obter informações que ajudem os administradores de marketing a tomar decisões" (apesar de não dar grande ênfase ao SIM. Em sua obra, a grande ênfase é para a pesquisa de marketing). McCarthy (Marketing Essencial)

A área de inteligência em marketing, responsável pelo SIM, deve prover à organização uma estrutura que possibilite a ação contínua, por intermédio da articulação do conhecimento e do mapeamento do mercado. Deve ser composta de pessoas, equipamentos e processos voltados para o futuro. Esses recursos dão destinados a gerar e processar o fluxo de informações de modo a ajudar nas decisões tomadas pela diretoria, dentro do plano geral de comercialização da empresa.

Apesar das diferenças que podem ser observadas entre as definições apresentadas, nota-se que a espinha dorsal é sempre a mesma.

O sistema se inicia com a determinação de quais dados se fazem necessários. A seguir, deve proporcionar a geração ou reunião desses dados que passam a ser processados com o auxílio da estatística, da estruturação de um modelo e de outras técnicas. Deve haver um dispositivo de armazenagem dos dados para posterior consulta das informações desejadas.

A área de inteligência opera de acordo com o porte da empresa e da complexidade do ambiente em que a mesma encontra-se inserida e, evidentemente, da disponibilidade de recursos existentes.



Copyright © 2010 AIEC.