2 - Vantagens da Utilização da Inteligência de Mercado

1) Pode proporcionar mais informação dentro das limitações de tempo exigidas pela empresa (concomitantemente, a empresa toda pode conseguir melhor desempenho). 9) Pode evitar que informações importantes sejam facilmente suprimidas; por exemplo, indicações de que um produto deve ser retirado ou necessidade de um novo lançamento.
2) Permite às grandes empresas descentralizadas usar informação que se acha dispersa e integrá-la de forma mais adequada. 10) Reduz o número de decisões tomadas intuitivamente, pois leva à informação conveniente e precisa.
3) Permite maior exploração do conceito de marketing. 11) Depura o fluxo, muitas vezes esmagador, de informações de marketing que chega ao executivo, em um volume razoável, adequado e "enxuto".
4) Pode proporcionar a recuperação seletiva de informação – os usuários recebem apenas o que querem e de que necessitam. 12) Proporciona o acompanhamento da posição competitiva (monitoramento do aumento da competição e ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos).
5) Pode proporcionar reconhecimento mais rápido das tendências que se desenvolvem (e o consequente ajuste de estratégias e produtos). 13) Possibilita a utilização de metodologias específicas desenvolvidas para a empresa e de técnicas analíticas mais sofisticadas em marketing (incluindo modelos).
6) Permite muito melhor uso do material que comumente é coligido pelas empresas no decorrer de suas atividades, como por exemplo, vendas por produto, por cliente e por região. 14) Possibilita o acompanhamento das necessidades e desejos do consumidor.
7) Possibilita o controle de diferentes mercados de atuação (tendência de mudança de marketing local para nacional e internacional).
15) Viabiliza o processo de tomada de decisão (diminuição do prazo concedido ao executivo para a tomada de decisões).
8) Pode permitir melhor controle do plano de marketing da empresa; por exemplo, pode dar sinais de alarme quando há alguma coisa errada no planejamento ou seus respectivos planos.



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